Loading...
Img do topo

NOTÍCIAS

REUNIÃO ITINERANTE REALIZADA NO DISTRITO DE DOLEARINA DIA 20/04/2023

24/05/2023 REUNIÃO ITINERANTE REALIZADA NO DISTRITO DE DOLEARINA DIA 20/04/2023

A reunião itinerante tem por o objetivo aproximar o Poder Legislativo e vereadores da deslocamento do Poder Legislativo para as áreas urbanas e rurais, visando à aproximação entre os cidadãos e os seus representantes; concretizar a participação política direta, concedendo direito de palavra à comunidade para elaborar solicitações, inserir sugestões ou registrar reclamações; incentivar a organização política dos cidadãos, bem como buscar soluções para os problemas de cada localidade com a participação dos moradores; ouvir suas reivindicações e acompanhar a efetivação das propostas e expectativas da comunidade, registradas em cada reunião; provocar a interlocução entre o Poder Legislativo, Poder Executivo e os órgãos competentes, encaminhando as proposições e os ofícios cabíveis para viabilizar soluções dos problemas e dos anseios da comunidade.

 

Deste modo, o propósito desta atual gestão da Câmara Municipal vem ao encontro de ações que visam à aproximação com a comunidade, fomentando a conscientização de direitos, construção de cidadania participativa e controle público do exercício da vereança e dos atos de interlocução dos vereadores com outros órgãos e setores da administração pública e da iniciativa privada. Além de buscar propostas para soluções de problemas locais com aqueles que convivem diariamente com os mesmos, é uma alternativa que busca ouvir demandas que muitas vezes fogem do controle do poder público. A ideia é romper barreiras entre o parlamentar e a sociedade, já que o cidadão desconhece, na maioria das vezes, a realidade do trabalho desenvolvido pelo Poder Legislativo.

 

Ademais, temos que a iniciativa visa ainda auxiliar no trabalho desenvolvido pelos vereadores. Os parlamentares passam a conhecer e a presenciar mais de perto as dificuldades vivenciadas pelos diferentes grupos das diferentes regiões do município. Isto contribuirá para conscientizar a comunidade da importância de sua participação política, além de apresentar a Câmara Municipal como uma instituição mais transparente aos olhos do cidadão, mais acessível à participação popular e que tem atuado sempre na busca do melhor para toda comunidade do município de Estrela do Sul.

 

  • Foram convocados para estarem presente nesta reunião os nove vereadores, titulares desta casa legislativa, de forma antecipada; porém não compareceram todos.

 

***As reuniões da Câmara Itinerantes, a princípio, são de caráter informal e não deliberativo. (Artigo 17, § 1º RI – quórum – qualquer número de vereadores)